top of page

QUAL É A DIFERENÇA PARA O PILATES NO SOLO E NO APARELHO? QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE CADA UM?

 

A diferença, está no nível de prática do aluno. Na modalidade solo (Mat Pilates), a execução dos exercícios tendem a ser mais difícil, pois eles exigem força muscular, alongamento, equilíbrio e muita consciência corporal. O solo exige mais controle, pois apresenta exercícios que utilizam o peso do próprio corpo e os principais desafios para a execução são o equilíbrio e o alongamento. Já na modalidade com aparelhos (Studio Pilates) o praticante conta com a ajuda de molas que podem facilitar os movimentos. Independente da forma escolhida para praticar o Pilates, saiba que ambas oferecem os mesmos benefícios. De um modo geral as duas modalidades oferecem exercícios iniciantes, intermediários e avançados, cabe ao instrutor avaliar e prescrever aqueles que se adaptam melhor a cada aluno.

 

 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO PILATES PARA O CORPO?

 

Os exercícios do método Pilates são excelentes para aumentar a resistência, a flexibilidade, o equilíbrio e tonificar os músculos. Além disso, o pilates ajuda a melhorar a respiração, fortalecer os músculos pélvicos, melhorar a postura e concentração, ajuda no alívio de dores e também na prevenção de lesões. O praticante do método pilates acaba desenvolvendo uma melhor consciência corporal e consequentemente se sente melhor, integrando corpo e mente e melhorando a qualidade de vida.

 

 

PARA QUEM É INDICADO?

 

O pilates é indicado para todas as pessoas, pode ser praticados por crianças a partir de 10 anos de idade, respeitando seu desenvolvimento motor; por jovens, idosos e até gestantes. É indicado tanto para pessoas sem patologia, como uma forma de prevenção, quanto para pessoas que possuem doenças crônicas ou alterações posturais, como forma de tratamento.

 

 

QUAIS SÃO OS RESULTADOS ALCANÇADOS?

 

Com a prática regular de pilates, as modificações no corpo são facilmente perceptíveis, deixando todos seus praticantes bem satisfeitos o que consequentemente melhora a qualidade de vida. Como resultado, é possível o praticante perceber o alívio de problemas relacionados ao stress, a diminuição da tensão e fadiga, o aumento da concentração, flexibilidade e mobilidade das articulações, aumento da resistência física e mental, auxilio no desenvolvimento cardio-respiratório, melhora da postura eliminando maus hábitos, levando ao correto alinhamento corporal, entre outros.

Para obter bons resultados é aconselhável praticar o pilates de duas a três vezes por semana. O corpo costuma responder muito rápido à atividade, mas o tempo para alcançar a forma física desejada varia de individuo para indivíduo, de acordo com seu biotipo e metabolismo de cada um. A eficiência do Pilates está na qualidade e não na quantidade, desta forma o praticante não cansa facilmente e consegue grandes resultados.

 

 

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE YOGA E PILATES?

 

Ambas as técnicas através das posições e movimentos combinados, promovem um corpo mais definido, através do desenvolvimento da musculatura em diferentes níveis e trabalham a respiração e a concentração, que são os pilares dessas práticas. Apesar de apresentarem algumas semelhanças, como o bem-estar da mente e do corpo e a melhora da postura e redução dos níveis de stress e ansiedade; há diferenças entre essas técnicas!

O yoga é uma modalidade com milhares de anos, originária da Índia, que estimula a conexão entre o corpo, mente e espírito, através de diferentes movimentos, posturas e exercícios de respiração. O yoga é, acima de tudo, uma filosofia de vida, que se traduz a vários níveis, através da mudança do estilo de vida interno. Por sua vez, o pilates é uma técnica que surgiu no século XX, com o objetivo de melhorar e fortalecer o desempenho muscular e a postura. O pilates destina-se mais a quem procura um corpo saudável e uma boa forma física. O yoga, por sua vez, surge como elo entre o interior e o exterior, sendo ideal para quem procura uma sensação de bem-estar e equilíbrio.

 

 

COMO ESCOLHER A MELHOR MODALIDADE DE PILATES?

 

Para quem busca uma maior variedade de exercícios, com a possibilidade de facilitar ou dificultar os movimentos, o pilates com o uso dos aparelhos se mostra mais interessante. Já o solo é interessante para quem tem o intuito de potencializar a qualidade do atendimento e permitir atingir o máximo de eficiência do método. Para aqueles que buscam atendimento e atenção VIP, as aulas individuais são a melhor opção. Relembrando que as modalidades oferecem os mesmo benefícios, tendo em vista que para ser considerado pilates o método precisa respeitar os princípios de concentração, centralização (a chamada caixa de força do corpo), precisão do movimento, respiração, controle e fluidez.

 

 

É INDICADO PARA QUEM QUER TONIFICAR O CORPO, MAS NÃO GOSTA DE MUSCULAÇÃO?

 

Sim. O pilates melhora a tonificação dos músculos de uma forma generalizada. Uma das diferenças entre o pilates e a musculação é exatamente essa, enquanto a musculação trabalha um músculo de cada vez, o pilates faz com que o corpo esteja envolvido por completo nos exercícios. É uma forma de trabalhar não só globalmente, mas também de uma forma mais harmoniosa todo o corpo. Os exercícios do pilates fortalecem, mas não fazem os músculos crescer tanto quanto a musculação. O pilates trabalha mais com a repetição de movimentos e menos com o aumento das cargas. Além disso, as molas usadas nos aparelhos oferecem um tipo de exercício diferente dos executados na musculação; as molas produzem resistência constante e movimentos precisos.

 

 

SERVE COMO ALTERNATIVA À MUSCULAÇÃO?

 

Se o praticante busca uma forma de fortalecer seu corpo e não benefícios estéticos, a resposta é sim. Os exercícios exigem um esforço não somente dos grupos musculares recrutados, mas também de outras regiões, que acabam se exercitando também para ajudar a estabilizar o corpo. No entanto, se o objetivo for ganho de massa muscular, nenhum outro método oferece tanta possibilidade quanto a musculação. O pilates pode ser considerado uma alternativa para quem não gosta dos exercícios pesados de academia e pra quem busca principalmente uma vida saudável de dentro para fora.

 

 

QUAIS SÃO OS CUIDADOS NECESSÁRIOS?

 

Assim como acontece com qualquer exercício, o pilates mal executado pode agravar as lesões de quem procura o método com fins terapêuticos ou mesmo causar novas lesões. O pilates tem sido muito divulgado pela mídia, principalmente pelos seus benefícios. A procura por profissionais e academias de ginásticas aumenta a cada dia, porém, alguns cuidados devem ser observados para que o pilates não traga prejuízos para o organismo.

Um desses cuidados é verificar se o estabelecimento possui a estrutura adequada, turmas pequenas e principalmente verificar se o profissional responsável pelos exercícios é devidamente habilitado.

 

 

PILATES MELHORA O DESEMPENHO SEXUAL?


Certos exercícios agem como grandes aliados para aprimorar o desempenho sexual de homens e mulheres. O Pilates pode ajudar e muito na hora da relação sexual, os exercícios melhoram a flexibilidade, a postura, a respiração, a coordenação e fortalece os diferentes grupos musculares, como os períneos e adutores (parte interna da coxa), os mesmos usados nas posições sexuais. E tem mais, o Pilates ajuda a liberar serotonina, hormônio associado ao humor e ao prazer, o que diminui o estresse, uma das principais causas para o mau desempenho sexual.

 


PILATES EMAGRECE?


O emagrecimento não decorre exclusivamente da prática de Pilates, mas de uma combinação de fatores. Também depende do tipo de corpo do aluno, do nível de esforço e dos tipos de exercícios trabalhados durante a aula. No entanto, ele não é um exercício aeróbico. O método alcança bons resultados,  pois desenvolve  massa muscular magra, isso colabora para aumentar o seu potencial de queima calórica, além de tonificar e alinhar o corpo. Quando praticado corretamente, o Pilates promove uma respiração profunda e eficiente, o que é essencial para a queima de calorias e a regeneração de tecidos. Portanto, a prática frequente de Pilates colabora significativamente para o emagrecimento porque  acelera o metabolismo e favorece a formação dos músculos, que aumentam o gasto calórico mesmo quando estão parados. Porém, é preciso combinar o pilates com alguns exercícios aeróbicos e desenvolver uma reeducação alimentar, para notar as mudanças, pois quando utilizado como única forma de tratamento ele não gera uma grande perda de gordura por si só.

 


PILATES MELHORA A POSTURA?


A má postura é a principal causa de dores nas costas e de problemas mais graves como artroses, cardiopatias e hérnias de disco. Nas mulheres portadoras de hiperlordose lombar, o abdômen acaba por se projetar para frente, originando a indesejável barriguinha, por exemplo, ficar em pé por muito tempo causa alterações na extensão da coluna. Pessoas com músculos abdominais fracos e um abdômen protuberante constituem o maior grupo de risco. A escoliose, por exemplo, é caracterizada pelo desvio da coluna vertebral para a esquerda ou para a direita, o conhecido formato em “S”, que provoca um ombro mais alto que o outro. Manter uma boa posição ao andar, sentar, dormir, dirigir e praticar exercícios físicos são indicações para garantir não só uma perfeita silhueta, mas, principalmente, qualidade de vida. O método Pilates  desenvolve um alinhamento corporal satisfatório, bem como fortalecimento do abdomem protegendo a coluna vertebral.  

 


GRÁVIDAS PODEM FAZER PILATES?


Uma gestante saudável, com a liberação de seu médico pode praticar Pilates. O pilates está entre uma das maravilhas que oferecem benefícios à mamãe e ao bebê, os exercícios suaves melhoram a respiração e desenvolvem a musculatura do abdomem, além de ajudarem na postura, flexibilidade e alinhamento da coluna, o que é essencial para reduzir as famosas dores lombares, os exercícios auxiliam muito na hora do parto natural, pois fortalecem a musculatura pélvica, proporcionando melhor sustentação dessa região para o peso do feto.

 


PILATES CURA HÉRNIA E OUTROS PROBLEMAS NA COLUNA?


Não existe cura para hérnia ou outras lesões, mas há meios de atenuá-las e reduzir as dores. Médicos e fisioterapeutas indicam Pilates como uma boa opção para quem tem lesões na coluna por causa dos exercícios de baixo impacto, do fortalecimento dos músculos abdominais e da correção de problemas posturais. 
 

 

PILATES EVITA LESÕES FUTURAS?


Não. Para os especialistas, não há como comprovar que o fortalecimento da musculatura do abdome proteja a coluna contra novas lesões. 
  


PILATES FAZ CRESCER?


Não. O pilates não acrescenta centímetros mágicos à estrutura óssea de seus praticantes. Mas melhora a postura. Por causa da postura mais ereta, temos a impressão de que crescemos, porque andamos menos curvados. 
   

 

EXISTE ALGUM LIMITE PARA O NÚMERO DE AULAS?


Assim como na musculação, especialistas recomendam que os músculos descansem por 48 horas. Como no pilates a musculatura do core é sempre exercitada, o ideal é alternar os dias. Isso dá uma média de três vezes por semana.

 

 

POSSO TROCAR A MUSCULAÇÃO E OS EXERCÍCIOS AERÓBICOS PELO PILATES?

 

Não. Embora seja um método único, o pilates cumpre o seu papel, que é promover a saúde integral, interferindo no âmbito físico e mental. Ele não substitui os exercícios aeróbicos nem a musculação, especialmente quando o objetivo é ganho de massa muscular. São trabalhos diferentes, que se completam de acordo com as metas do praticante.

 

 

bottom of page