O Pilates é uma atividade que, por oferecer possibilidades diferentes para cada exercício, permite que pessoas de todo tipo possam praticá-lo!
Pilates para Jovens
Pilates é altamente recomendado aos adolescentes por estarem atravessando um período de crescimento rápido e intenso o que ocasiona desajustes posturais e encurtamentos musculares, muitas vezes acompanhados de dor. A prática do Pilates nesta fase funciona como um ótimo trabalho preventivo, estruturando a postura, estabilizando as curvas fisiológicas da coluna, evitando escolioses e cifoses muito comuns nesta idade e melhorando o alongamento geral.
Pilates para Mulheres
Para as mulheres, o Pilates possui um grande potencial para fortalecer o assoalho pélvico, estimulando o treinamento e condicionamento. Por causa dos exercícios para a região da pélvis, mulheres que fazem pilates tendem a melhorar o desempenho sexual. Em geral, o Pilates é indicado para definir a silhueta e o abdômen. Os músculos mais definidos aliados a uma postura correta definem melhor a silhueta e melhoram a autoestima e a disposição das mulheres. O Pilates trabalha também os glúteos, alongando e tonificando os músculos, combate a flacidez, definindo as pernas e panturrilhas das mulheres. Os exercícios ajudam também a amenizar os sintomas de variação hormonal, como a TPM, as enxaquecas e a retenção de líquidos, que pode favorecer o aparecimento das desagradáveis celulites. Sem contar o período da menopausa, onde o pilates pode auxiliar na redução de alguns sintomas e até mesmo na prevenção ou retardo do aparecimento de outros.
Pilates para Homens
Apesar de o Pilates ser mais aceito por mulheres, a técnica foi desenvolvida por um homem, inicialmente para atender aos requisitos de formação para um público masculino. O método aumenta a força e o alongamento, trabalhando os grupos musculares, o que resulta num desenvolvimento equilibrado sem sobrecargas desnecessárias e indesejada.
O pilates proporciona uma série de benefícios importantes para a vida de qualquer homem. Alguns benefícios da prática são: maior flexibilidade, resistência, coordenação, velocidade, agilidade e equilíbrio. Além de ser muito usado para quem quer manter um condicionamento físico adequado.
Pilates para Crianças
Na Infância, hábitos bons e maus são facilmente adquiridos. Então, por que não nos concentrarmos na aquisição de bons hábitos apenas, para evitar que no futuro, tenhamos a necessidade de corrigir os maus. A prática de Pilates pode evitar a má postura e/ou corrigir a posturas inadequadas das crianças, crianças que praticam Pilates tem uma consciência corporal maior, resultando em adultos com menos dores nas costas, músculos lombares e abdominais mais tonificados e mais qualidade de vida. No caso de crianças abaixo dos 12 anos, não é recomendado a prática do método, em virtude da exigência de concentração por parte do aluno, durante a execução dos exercícios.
Pilates para Gestantes
Inúmeros estudos científicos já comprovaram a importância da atividade física durante a gestação. Neste período, a mulher requer atenção especial na elaboração de um plano de exercícios que fortaleça seu corpo, prevenindo dores decorrentes do progressivo ganho de peso e respeitando as limitações impostas pela gestação. Durante a gestação os abdominais favorecem a melhora do equilíbrio muscular e da postura; fortalecem a musculatura do assoalho pélvico, que irá contribuir para o pré e pós parto (ajuda na incontinência urinária), bem como toda a cintura pélvica (quadril) proporcionando uma melhor sustentação com o peso do feto, pois promove o alinhamento da postura, o que contribui para o não surgimento de dores lombares; a melhora do apoio para o útero em desenvolvimento; promovem maior estabilização do tronco e alinhamento pélvico; favorecem o aumento da pressão intra-abdominal, importante na defecação, micção e no parto, entre outros. Para o bebê os benefícios também são grandes e positivos, pois ao praticar o Pilates, a gestante leva mais oxigênio para ele. Através da respiração ela relaxa mais, e isto é ótimo para o bebê. A prática da atividade física faz toda a diferença para a gestante, pois a disposição dela também melhora muito. Apenas em casos de gestação de risco, hipertensão e diabetes a atividade não seria indicada. A liberação do médico é sempre muito importante, pois ele terá condições de avaliar se a gestante está apta ou não para realizar determinados exercícios.
Pilates para Idosos
No processo de envelhecimento, a manutenção do corpo em atividade é fundamental para conservar as funções vitais em bom funcionamento. Os idosos, ao praticarem Pilates com regularidade e sob orientação, mostram melhor adaptação orgânica aos esforços físicos, além de maior resistência às doenças e ao estresse emocional. A maioria das pessoas chega à Terceira Idade necessitando de cuidados especiais com a saúde. O método Pilates é aplicado respeitando as possibilidades de cada praticante e, assim, obtém-se excelentes resultados no que diz respeito a equilíbrio, força, coordenação motora, flexibilidade, capacidade respiratória, disposição e aumento de auto-estima.
Pilates na Reabilitação
Os exercícios do Método Pilates têm seus princípios baseados na cinesiologia e na biomecânica, o que proporciona uma execução segura, livre de compensação e restrita ao foco da lesão, ela se aplica tanto na fase aguda da dor, na qual se estabiliza a região lesionada, como na recuperação da musculatura ou da articulação afetada na fase da pós reabilitação. O ambiente e o trabalho oferecidos pela técnica Pilates facilitam a intervenção baseada nos princípios de assistência permitindo que a evolução da reabilitação seja mais rápida. Com a prática do Pilates os alunos ganham, além dos benefícios que a técnica proporciona, a melhora da execução das suas atividades diárias. O Pilates fortalece os músculos e ajuda na recuperação da articulação afetada. É garantia de vida saudável.
Exemplos de Patologias mais procuradas para fazer o pilates reabilitação: Hérnia de disco, pós operatório ex: joelho, ombro e coluna, fibromialgia, desvios posturais, bursites, tendinites, problemas respiratórios, entre outros.